Paternidade perfeita… um mito

Quando somos pais, pela primeira vez, pensamos que vamos ser os melhores pais de sempre e não vamos cometer os erros que os nossos pais cometeram connosco. Pois é, o ideal seria isso, mas infelizmente não somos perfeitos e preparem-se para cometer muitos erros…

Principalmente com o nosso primeiro filho, existem muitas dúvidas e todas as pessoas à nossa volta opinam sobre como e quando devemos fazer as coisas. Temos de encarar isso com normalidade e aceitar essas opiniões de mente aberta, pois as pessoas fazem isso com boa intenção. Depois de ouvirmos, lermos, e estarmos devidamente informados, temos de tomar decisões e fazer tudo da melhor maneira que soubermos. De certeza que vai haver muitas vezes que vamos errar, mas haverá com certeza muitas mais vezes que vamos acertar na decisão. Quando tivermos tomado a opção menos acertada, apenas temos de nos informar melhor da próxima vez.

Nós, pais dos dias de hoje, temos muito o pensamento no futuro e tomamos muitas decisões com vista no futuro e esquecemo-nos do presente (que é mesmo um presente nos é oferecido em cada dia…)

– Por vezes protegemos de mais os nossos filhos com medo de eles ficarem com traumas.

– Inscrevemo-los em mil e uma atividade para eles estarem em contacto com outras realidades para lhe abrir os horizontes.

– Trabalhamos até tarde todos os dias para poderemos proporcionar umas férias de luxo

– etc, etc, etc

E às vezes se estivéssemos mais atentos ao que as crianças pensam e por vezes dizem, eles substituiriam todas essas coisas, por mais tempo de qualidade com os pais.

Por vezes queremos ser tão perfeitos e pecamos pela perfeição.