O desporto representa uma atividade fundamental para o crescimento e o desenvolvimento harmonioso, bem como para o equilíbrio mental e psicológico.
Um dos maiores problemas de saúde das crianças é a falta de exercício físico e da prática desportiva. As crianças de hoje passam grande parte do seu tempo de lazer em frente a uma televisão ou a um tablet.
Esta prática deficiente de atividade física vai ter consequências num futuro próximo, tais como obesidade e doenças cardiovasculares.
Por vezes não é fácil arranjar uma atividade física para os pequenos, pois os horários de pais e filhos não coincidem, não existem alternativas nas proximidades ou por questões monetárias. As soluções não são fáceis, mas devemos pelo menos pensar nelas.
Uma sugestão que custa muito pouco e é possível praticar em família é andar a pé ou andar de bicicleta. Este hábito de andar a pé e passear está a perder-se, apesar de ser uma das melhores formas de descansar intelectualmente.
Propor na escola um tempinho dedicado ao desporto também é uma possibilidade. Em tom de brincadeira, mas com um objetivo sério.
A prática de desportos de grupo prepara a criança para trabalhar em conjunto para o mesmo objetivo, e para saber “digerir” as derrotas sem agressividade ou desânimo, e quando bem orientado para uma competitividade sadia.
Outra sugestão, que a maioria das crianças gosta, é a natação. Para além de todos os benefícios físicos, a criança aprende a relacionar-se com um meio diferente do ar e da terra, desenvolve a “segurança e a autonomia” e conhece melhor as suas capacidades e limites.
E agora toca a mexer.