Brincar em família

“Nós não paramos de brincar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de brincar.”

George Bernard Shaw

 

Num tempo tão atribulado, que é o nosso dia-a-dia, temos dificuldade em parar e arranjar tempo para brincar com os nosso filhos, uma necessidade básica para eles e que não é valorizado como tal.

Como brincar é algo tão importante, temos algumas sugestões que poderão ajudar a aumentar esses momentos agradáveis.

 

Aproveitar as rotinas do dia a dia

Incluir os pequenos nas tarefas de casa desde cedo pode ser de grandeajuda para os pais, já que o tempo ao final do dia é tão pouco, que toda ajuda é preciosa, para além de capacitar as crianças a realizar trabalhos simples e a desenvolver a sua motricidade. Se todos ajudarem, vai haver mais tempo para brincar em família.

 

Estabelecer prioridades

Se a criança estiver doente e for necessário arranjar um tempo extra para fazer um tratamento, teremos de alterar o nosso dia-a-dia, de forma a arranjar esse tempo livre. É isso mesmo, por vezes basta mudar um pouco a nossa rotina, e conseguimos arranjar 5 ou 10 minutos livres para brincar.

Se perguntarmos: “Temos tempo para brincar com os nossos filhos?” e a resposta for “Não” e isso for um problema, então iremos arranjar maneira de o resolver.

 

Estipular horas de brincadeira como parte da rotina

O nosso dia é composto por rotinas. Se marcarmos na nossa agenda (sempre tão ocupada), por exemplo, 2ª feira às 19:10 – Brincar com os filhos, como marcamos tantas outras atividade extra-curriculares que eles têm, é um ponto de partida para mudarmos a nossa rotina, e eles agradecem.

 

Não esperar pelo momento perfeito

Não podemos esperar que seja o momento certo, o momento em que está a família toda reunida, ou esperar para temos um determinado jogo, …. deste modo nunca chegará esse momento…

 

Deixem as crianças escolherem a brincadeira, os adultos apenas têm de se deixar conduzir. Já que nós organizamos sempre tudo, vamos deixar que eles “mandem” na hora de brincar.

Escolham brinquedos simples, que estimulem a criatividade e a imaginação, para que todos possam participar e interagir uns com os outros.

 

“Brincar pode ser a prescrição para grande parte dos males na criança e na dinâmica familiar”

Carlos Neto